segunda-feira, 28 de maio de 2018

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

O que é ansiedade?

Ansiedade é um termo geral para abarcar situações em que há nervosismo, medo, apreensão e preocupação. A maioria das pessoas experimenta um estado geral de preocupação ou medo antes de enfrentar algo desafiador, como um teste, um exame ou uma entrevista. Esses sentimentos são facilmente justificados e considerados normais. A ansiedade é um considerada um problema quando os sintomas interferem na capacidade de uma pessoa dormir ou em sua forma de agir. De um modo geral, a ansiedade ocorre quando uma reação é desproporcional com o que normalmente pode ser esperado em uma situação.


O que é o transtorno de ansiedade generalizada (TAG)?

O TAG é uma doença crônica caracterizada por ansiedade excessiva e duradoura e preocupação com eventos, objetos e situações inespecíficas da vida.
Os portadores de TAG sentem, de forma persistente, preocupação e medo com questões de saúde, dinheiro, família, trabalho ou escola, mas tem problemas para identificar especificamente o que gera o medo e também de controlar as preocupações. O medo geralmente não é realista ou é claramente desproporcional ao que seria esperado na situação vivenciada. Os portadores de TAG estão sempre com a expectativa de que ocorra uma falha, um problema ou até um desastre, e estas preocupações ocorrem em uma intensidade suficiente para interferir nas funções diárias, como trabalho, escola, atividades sociais e relacionamentos.


Como as pessoas com TAG se comportam no seu dia a dia?

Muitos portadores de TAG apresentam traços de perfeccionismo. Por isso, podem despender um tempo muito grande em uma tarefa relativamente simples, em uma tentativa de certificar-se de que eles a tenham concluído perfeitamente.

Além disso, pessoas com TAG tendem a apresentar intolerância à incerteza, ou seja, sentem-se desconfortáveis quando não estão 100% seguras de si mesmas, dos outros, de suas ações e decisões, ou de seu futuro. Devido a isso, elas costumam se envolver em comportamentos cansativos e demorados projetados, para torná-los mais seguros, como pedir a opinião de outras pessoas repetidamente, checar tarefas feitas, criar listas intermináveis, procrastinar tarefas ou recusar-se a delegar qualquer coisa para os outros.


Como é o tratamento do TAG?

Vários medicamentos são aprovados para uso do TAG, que podem ser usados isoladamente ou em combinação para combater os sintomas, dar conforto ao paciente e garantir um nível ótimo de funcionalidade. A principal classe de medicações são os antidepressivos. Estas medicações não só reduzem os sintomas como revertem as alterações em regiões cerebrais responsáveis pela ansiedade. A maioria dos medicamentos não tem um efeito imediato e você pode necessitar de ajuste de dose, que serão feitos pelo seu médico. Quando há dificuldades de sono ou sintomas graves, o médico pode optar por prescrever, também, uma outra medicação específica para eles até a melhora global do quadro.

A psicoterapia no TAG é um processo colaborativo, onde o terapeuta e o paciente trabalham juntos para identificar preocupações específicas e desenvolver habilidades e técnicas concretas para lidar com a ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Videogame: vilão da saúde mental?

Os dois lados da moeda: o uso do videogame como recurso terapêutico. Com a ajuda da tecnologia, novas técnicas e abordagens passam a se...