segunda-feira, 28 de maio de 2018

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

O que é?

O TOC é uma doença que afeta pessoas de todas as idades, e sua principal característica é o aprisionamento do indivíduo em um ciclo de obsessões e compulsões, daí o nome do transtorno. 

Mas o que são obsessões?

As obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos indesejados, intrusivos, que provocam sentimentos intensamente angustiantes. Compulsões são comportamentos que um indivíduo se envolve em tentar se livrar das obsessões e/ou diminuir sua angústia. A maioria das pessoas tem pensamentos obsessivos e/ou comportamentos compulsivos em algum momento de suas vidas, mas isso não significa que todos nós temos “algum TOC”. O diagnóstico do TOC ocorre quando há um ciclo de obsessões e compulsões extremos, que consomem grande parte do tempo, e se tornam obstáculos para a realização de atividades importantes.


Quais são as obsessões e compulsões mais comuns no TOC?


Existem muitos tipos de obsessões e compulsões. As obsessões mais comuns incluem medos de contaminação ou germes, de estar causando danos, cometendo erros (como deixar a porta destrancada), causando desastres (como um incêndio por esquecer o ferro de passar ligado), pensamentos violentos indesejados (como de machucar um ente querido), pensamentos de blasfêmia, pensamentos sexuais, preocupações com simetria e exatidão, e pensamentos de que algo está terrivelmente errado com o seu corpo. Um tema geral é que as obsessões envolvem situações em que há algum grau de incerteza (“e se ‘X’ acontecer eu não fiz o suficiente para evitar isso?”). Os rituais compulsivos são quase sempre sobre tentar “garantir” que nada saia do controle. Por exemplo, lavando para remover germes, rezando para conter pensamentos de blasfêmia, verificando se as portas estão fechadas ou as pessoas estão bem, colocando as coisas em ordem (arranjar), repetindo outros comportamentos para se livrar de um pensamento (desligando uma luz até que um pensamento ruim desapareça). Também são comuns rituais puramente mentais.

Como é o tratamento do TOC?


O paciente com TOC é tratado através de remédios chamados tradicionalmente de antidepressivos. Em geral, as doses de tratamento do TOC são maiores do que as utilizadas para a depressão. Isso não significa que o TOC é uma doença mais grave, apenas indica uma característica do transtorno. Algumas vezes, o médico também pode optar por associar medicações ou trocar os medicamentos, buscando o que chamamos de remissão (o desaparecimento completo dos sintomas). Muitas vezes, o médico indicará psicoterapia associada ao tratamento medicamentoso. Ela tem como principal objetivo ajudar o paciente a não fazer os rituais que aliviam as obsessões, bem como a lidar melhor com o TOC e seus sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Videogame: vilão da saúde mental?

Os dois lados da moeda: o uso do videogame como recurso terapêutico. Com a ajuda da tecnologia, novas técnicas e abordagens passam a se...