quinta-feira, 30 de maio de 2019

A Terapia Ocupacional na Saúde do Trabalhador

A TERAPIA OCUPACIONAL NA SAÚDE DO TRABALHADOR
Atualmente, é dentro do ambiente de trabalho que passamos a maior parte do dia e grande parte de nossa vida, desde muito jovens devido ao valor atribuído ao mesmo pela sociedade, e, desta forma, a satisfação do individuo passa a depender da sua capacidade de desempenho e habilidades no seu trabalho. Em contrapartida, a qualidade de vida no trabalho vem sendo uma busca constante desse “Ser” nesse ambiente, que também pode ser causa primordial de adoecimento. Podendo ser fonte de algumas doenças ocupacionais. 
O Terapeuta Ocupacional na saúde do trabalhador surge com um profissional interveniente realizando uma atuação integrada com outros profissionais da saúde, estando capacitado a compreender as relações saúde-sociedade e, ainda, as relações de exclusão e/ou inclusão social, objetivando a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e promovendo a participação dos mesmos em atividades selecionadas visando à promoção a saúde biopsicossocial. 
A ergonomia é uma ciência, onde o terapeuta ocupacional esta inserido, visando desenvolver técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, com enfoque no seu bem-estar, aumentando assim sua produtividade. O terapeuta Ocupacional é apto a fazer uma avaliação do ambiente de trabalho estrutural e organizacional e do trabalhador (avaliação física, emocional e sociocultural). Durante o processo avaliativo do trabalhador, são observados aspectos da amplitude de movimento, força muscular, coordenação motora ampla e fina e aspectos emocionais, como também a indicação de órteses ou próteses que facilitem o desempenho ocupacional nas Atividades Básicas de Vida Diária (ABVD’s) e nas Atividades Instrumentais de Vida Prática (AIVP’s). 
 A intervenção ocorre através de atividades selecionadas com enfoque na prevenção, no tratamento e/ou na reabilitação em uma abordagem individual ou grupal minimizando o cansaço e o desgaste do trabalhador, prevenindo acidente de trabalho, doenças ocupacionais e o absenteísmo e proporcionando a produtividade e a satisfação com o seu trabalho, de acordo com as necessidades individuais. Utiliza-se de um planejamento de atividades terapêuticas como exercícios laborais, dinâmicas de grupos, alongamento e relaxamento, dentre outras. A saúde do trabalhador é uma área em que a Terapia Ocupacional vem de desenvolvendo de forma satisfatória, no que se refere à qualidade de vida do trabalhador, somado a sua autonomia e independência social.
Por Walesca Nunes, Terapeuta Ocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Videogame: vilão da saúde mental?

Os dois lados da moeda: o uso do videogame como recurso terapêutico. Com a ajuda da tecnologia, novas técnicas e abordagens passam a se...