quinta-feira, 2 de maio de 2019

O trabalho.

O trabalho

Esse mês de maio iniciamos a série trabalho, com vários posts relacionados à função laboral.

O trabalho é parte integrante da vida da maioria das pessoas. Desempenha papel central na vida do indivíduo, contribui para sua maneira de ser, determina sua identidade e o torna útil dentro dos contextos familiar e social. O trabalho permite:

•Independência econômica e reconhecimento;
•Concretizar os sonhos, atingir os objetivos de vida, é também uma forma de expressão;
•Demonstração de ações, iniciativas e aperfeiçoamento de habilidades pessoais e em grupo;
•Convivência com pessoas, lidar com diferenças, aprender a não ser egoísta, pensando no objetivo do trabalho; 

Já na escola, observamos esse papel de promover a conquista de espaço, respeito e consideração dos demais ao realizar uma atividade bem feita, gerando auto-estima, satisfação pessoal e realização profissional

O trabalho, quando é satisfatório, gera prazer , alegria e saúde, é fonte de subsistência pessoal e familiar e de posição social. Somos conhecidos pela nossa categoria profissional. Quando é desprovido de significado, não reconhecido ou fonte de ameaças à integridade física e psíquica, impõe sofrimento ao trabalhador.

Dessa forma, a Terapia ocupacional: busca previnir, tratar e reabilitar e criar condições para o retorno laboral de pessoas afastadas com enfermidades.
As indústrias surgiram no final do século XIX e hoje têm grande impacto na sociedade. Os empregos gerados são  responsáveis pelo sustento da maioria das famílias, estamos a maior parte do tempo no ambiente de trabalho, impactando nas relações humanas. O mercado tem se tornado complexo, competitivo e dinâmico, com novos e maiores desafios impostos pelas organizações, aumentando o nível de exigência aos trabalhadores. 

As relações atuais de trabalho se apresentam em três contextos:

•Micro: diz respeito ao indivíduo e sua trajetória individual -  levando em consideração, gênero, idade, procedência, etnia, escolaridade, estado civil, experiências de vida, religião, valores pessoais, trabalhos anteriores, papeis desenvolvidos e o seu comprometimento com o trabalho, assim como traços de personalidade.

•Intermediário: empresa ou instituição onde o trabalho é exercido, levando em consideração, o tipo de organização, porte, aspectos éticos da corporação, valores e fatores culturais dos superiores e dos subordinados.

•Macro: remete às tendências globais  e às influências recebidas pela humanidade desde a Revolução Industrial, com inovação da tecnologia da informação.  Prima pela competitividade, redução de custos e diminuição de empregos, informatização das empresas e mudanças na jornada de trabalho. A política econômica neoliberal visa: lucratividade e produção em massa, descaracterizando o trabalho do homem. 

Por Gisele Serpa, psiquiatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Videogame: vilão da saúde mental?

Os dois lados da moeda: o uso do videogame como recurso terapêutico. Com a ajuda da tecnologia, novas técnicas e abordagens passam a se...