quinta-feira, 21 de março de 2019

Bulimia Nervosa: como ocorre?


A Bulimina Nervosa é um transtorno alimentar com prevalência entre jovens mulheres de 1 a 1,5%, com tendencia a aumento da prevalência na fase adulta. É dez vezes mais prevalente em mulheres do que em homens.

Quando ocorre?
Ocorre quando há episódios recorrentes de compulsão alimentar, comportamentos compensatórios inapropriados recorrentes para impedir o ganho de peso, e auto-imagem e autoavaliação indevidamente influenciada pela forma e peso corporais. Os comportamentos inapropriados devem estar presentes por, no mínimo, uma vez por semana, por 3 meses.
Um episódio de compulsão alimentar é definido como a ingestão, em um período de tempo determinado, de uma qualidade de alimento definitivamente maior do que a maioria das pessoas comeria em circunstancias semelhantes.
Um comportamento compensatório, como vômitos induzidos, uso de xaropes para induzir vômitos, uso de laxantes e diuréticos, uso de hormônios tireoidianas e metformina, também pode incluir jejum prolongado por dias ou prática excessiva de atividades físicas na tentativa de impedir o ganho de peso.
Existe um prejuízo na autoimagem, com medo de ganhar peso, desejo de perder peso, e nível alto de insatisfação com o próprio corpo.
O curso da doença está associado a diversas complicaçoes clínicas, como irregularidade menstrual, mais raras, são laceração de esôfago e dependencia de laxantes para induzir movimentos intestinais.
Portadores do transtorno tem risco maior de morrer por várias causas e inclusive por suicídio.
O tratamento deve ser multidisciplinar, com acompanhamento nutricional, psicológico e psiquiátrico, de preferência, com profissionais especialistas na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Videogame: vilão da saúde mental?

Os dois lados da moeda: o uso do videogame como recurso terapêutico. Com a ajuda da tecnologia, novas técnicas e abordagens passam a se...