sexta-feira, 29 de março de 2019

Saúde mental na menopausa e climatério.

A vida nos convoca a resignificarmos nossas formas de ser e viver através das mudanças associadas aos eventos de vida e ao processo de envelhecimento. Estamos todos envelhecendo, é uma condição sine qua non para a vida, inevitável e natural. No entanto, mudanças diárias inerentes a essa condição, muitas vezes, passam despercebidas. Contudo, existem eventos ocasionados pelo envelhecimento que são perpassados por marcos biológicos e sociais, como é o caso da menopausa e do climatério. 
Menopausa é o termo utilizado para se referir ao fim da fase reprodutiva da mulher, já o climatério, designa o período posterior ao fim dessa fase. No climatério, diversas mudanças físicas e emocionais acontecem devido ao desequilíbrio na produção de hormônios femininos pelos ovários.  Muitos sintomas podem surgir, variando de intensidade conforme a conjuntura de cada mulher. 
Nesse contexto, é comum a identificação de alterações de humor (nervosismo, tristeza profunda, irritabilidade), sintomas que alteram não apenas a dimensão íntima da paciente, mas também a dinâmica de suas relações sociais (família, trabalho etc). A sintomatologia é comumente confundida com quadros psicopatológicos de depressão e ansiedade; sendo fonte de significativa angústia e conflitos para a própria mulher. É frequente o caso de pacientes que se isolam diante de tais mudanças que podem ser difíceis de administrar: a vergonha dos sintomas, medo de julgamento, peso do estigma etc. Esse isolamento tende a agravar o caso e dificultar o processo de ressignificação. 
É importante, contudo, buscar o acompanhamento e suporte de profissionais especializados a fim de trabalhar a situação não somente com o paciente, mas também com a família. O olhar do profissional é importante para que diagnósticos não sejam feitos de forma inapropriada e a melhor terapêutica seja escolhida.
Climatério não é sinônimo de depressão e ansiedade, mas pode se configurar como um terreno fértil para o surgimento de diversas formas de adoecimento psíquico. A menopausa e o climatério podem surgir para a paciente como um processo de luto diante das mudanças atreladas a essa condição e, assim, demandam tempo e suporte para elaboração.

Por psicóloga Fernanda Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Videogame: vilão da saúde mental?

Os dois lados da moeda: o uso do videogame como recurso terapêutico. Com a ajuda da tecnologia, novas técnicas e abordagens passam a se...