quinta-feira, 11 de abril de 2019

Personalidade: o que é

Personalidade
Isabelle Cacau de Alencar

Personalidade é um termo muito utilizado no cotidiano, como sinônimo de caráter, modo de agir. Sendoassociado a um traço forte ou difícil na conduta das pessoas ao nosso redor e na nossa própria. O termo em questão é também consagrado no campo da psicologia e áreas afins, utilizado para explicar por quais razões fazemos o que fazemos e, por vezes, para explicar os desvios no modo de agir habitual.
Uma das abordagens renomadas na psicologia é a Análise do Comportamento. Essa abordagem propõe que o comportamento, de todos os indivíduos, apresenta alguns padrões mais regulares, que nos permitem com frequência atribuir adjetivos as pessoas que mais convivem conosco, como: agitado, sério, simpático, tímido, gentil, etc.
Contudo, se buscamos saber mais sobre esses padrões de comportamento, precisamos entender como são desenvolvidos, para isso, a teoria da Análise do Comportamento propõe que a personalidade é selecionada em três níveis, são eles:
Primeiro nível: Aspectos herdados da personalidade
Esse nível se refere aos aspectos mais inatos da personalidade. Todos nós apresentamos alguns padrões fixos de reação a eventos do ambiente, estes aspectosgarantiram sobrevivência de indivíduos em relação a um ambiente minimamente estável através do tempo. Assim, somos mais sensíveis a estímulos do ambiente que possam atuar relacionados aos órgãos dos sentidos, assim comoestímulos de pouca ou baixa intensidade, que podem ser facilmente superados, são tidos como menos relevantes. Dessa forma, somos mais sensíveis a alguns aspectos do contexto que nos cerca e menos sensíveis a outros, e essa intensidade com a qual os estímulos que nos cercam nos afetam é herdada a por meio de aspectos neurais e psicológicos que nos constituem.
É claro que a forma como interagimos com o mundo ao longo da nossa vida, pode favorecer a inibição ou o fortalecimento de algum estímulo, mas a herança genética tem parte relevante nessa responsabilidade.
Segundo nível: Aspectos aprendidos ao longo da nossa história
É importante considerar que a forma como nos comportamos em cada contexto tem uma perspectiva funcionalista, assim, tendemos a nos comportar com maior frequência do modo como aprendemos que produzimos as melhores consequências, e essa aprendizagem se dá ao longo da vida. Estamos todo o tempo nos relacionando com o mundo a nossa volta e produzindo mudanças, aqueles comportamentos que produzem mais bem-estar, são ditos mais funcionais.
Quando falamos de personalidade, falamos de um conjunto de ações, por exemplo: se José briga no transito, tem baixa tolerância, fala em um tom mais alto, parece mais agitado, pode ser conhecido como “estressado” ou “nervoso” em virtude desse conjunto de ações emitidas em contextos semelhantes, no qual essa é a forma que ele aprendeu a interagir. Assim, quando dizemos que a irritação de José é algo intrínseco à personalidade, estamos dizendo, em outras palavras, que em situações como essa, a forma mais funcional de agir que José aprendeu ao longo de sua vida é a forma descrita acima.
Terceiro vel: Aspectos Verbais
Já avaliamos como diferentes níveis influenciam o nosso comportamento e dão origem a diferentes aspectos que constroem características que chamamos de personalidade, o primeiro nível proporciona a constituição do individuo com suas características anatômicas e genéticas; o segundo nível constitui a pessoa, a partir de suas experiencias, sua história de vidano terceiro nível, é relevante considerar a influencia da cultura e das relações sociais.
O conjunto de relações sociais e culturais entrelaçadas é de grande relevância para a construção do que chamamos de personalidade, pois muito do que percebemos de nós mesmos passa pela percepção do outro sobre nós. A personalidade resulta de uma construção cultural, que perpassa os costumes, valores e regras da sociedade em que estamos inseridos, dos grupos sociais com que nos relacionamos e do contexto social no qual estamos nos comportando.
Dessa forma, para a Análise do Comportamento, esses três níveis são igualmente importantes e relevantes para a compreensão do nosso padrão comportamental, conhecido também como personalidade.

Referencias:
Andery, MA. O modelo de seleção pelas consequências e a subjetividade. In: Banaco, RA (org.)Sobre comportamento e cognição. Santo André, Arbytes, v.1, pp 199-208, 1997.
Banaco, RA, Vermes, JS, et al. Personalidade. In: Hubner, MMC, Moreira, MB (org.). Temas clássicos da psicologia sob a ótica da análise do comportamento. Rio de Janeiro, Gen, pp 144-153, 2012.
Skinner, BF. Ciencia e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003. (Publicado originalmente em 1953.)

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